TCAP (Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica)

O Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica (TCAP), ficou conhecido apenas como “Compulsão Alimentar”, é uma das doenças pertencentes ao grupo dos transtornos alimentares.

Recapitulando para quem não conhece a respeito. Nesse grupo dos transtornos alimentares temos além do TCAP, a Anorexia Nervosa (AN) e a Bulimia Nervosa (BN).

Episódios de compulsão alimentar podem acometer qualquer pessoa, do sexo masculino ou feminino, em qualquer faixa etária, de qualquer classe social e em qualquer faixa de peso. São encontrados na população geral, e em pessoas que procuram tratamento para Obesidade e/ou Transtorno Alimentar, e/ou Depressão.

Segundo descrição no DSM (IV), um dos critérios que caracteriza o episódio de compulsão alimentar é que ele ocorra pelo menos 02 dias por semana, durante 06 meses no mínimo, associado a comportamentos que denotem perda de controle e/ou angústia pelo excesso alimentar.

No livro: “Interfaces – ensaios sobre o feminino” está descrita a seguinte situação:

“A obesa com compulsão alimentar pensa em dieta praticamente 24 horas por dia; eventualmente consegue segui-la, mas, na maioria das vezes, quebra todas as dietas a que se propõe. Tenta restringir, segue o que considera saudável e diet até a hora do almoço, se esforça, mas, por algum motivo, esse movimento é interrompido. Existem dias que não começam bem em termos alimentares e que, nesse sentido, permanecerão assim até terminar; em outros, ela consegue fazer dieta, ou pelo menos segui-la boa parte do tempo. Quando esse movimento de dieta é interrompido, ocorre grande desorganização alimentar ou, então, um episódio de compulsão alimentar” (pg. 13)

Para essas pessoas além de um bom acompanhamento endocrinológico, outros dois profissionais precisam ser envolvidos nesse tratamento para a obtenção de um resultado bem sucedido: o Psiquiatra e a Psicóloga.

O assunto evidentemente é mais amplo do que expus nessas poucas palavras, entretanto no tratamento envolve aspectos peculiares a cada pessoa, recomenda-se um é um correto diagnóstico.

ELIANA DIAS SOARES
Psicóloga Clínica Especialista em Transtornos Alimentares e Obesidade
Contato: (11) 9 9717-1902
Endereço Eletrônico: elianadsoares3@gmail.com