O que é Metabolismo e como ele interfere no peso?

Mas o que é o metabolismo?

Boa parte das pessoas que luta contra os ponteiros da balança já culpou, ao menos uma vez, o metabolismo ‘lento demais’ pela dificuldade de emagrecer. De fato, algumas pessoas queimam calorias em um ritmo mais rápido do que outras. Saiba porque isso acontece e aprenda como é possível acelerar o metabolismo, eliminando mais calorias e mantendo a boa forma.

Mas o que é o metabolismo? Metabolismo vem do grego que significa mudança troca. É uma complexa série de processos químicos que converte alimentos em energia e de uma maneira simples e objetiva é a taxa com que o corpo usa a energia, ou, queima calorias para se manter vivo. Nosso organismo apresenta uma dinâmica que em parte se assemelha a uma máquina. Entretanto, diferentemente das máquinas, nosso corpo apresenta a capacidade de se reciclar. Assim, tenha a certeza de que seu organismo não é o mesmo de um ano atrás, e nem será o mesmo no próximo ano! E como esta máquina mantem seu funcionamento depende em parte do estilo de vida que você leva.

O metabolismo divide-se em anabolismo e catabolismo. Reações anabólicas, ou reacções de síntese, são reações químicas que produzem nova matéria orgânica nos seres vivos. Sintetizam-se novos compostos (moléculas mais complexas) a partir de moléculas simples (com consumo de energia sob a forma de ATP). Reações catabólicas, ou reações de decomposição/degradação, são reações químicas que produzem grandes quantidades de energia (ATP) a partir da decomposição ou degradação de moléculas mais complexas (matéria orgânica). Quando o catabolismo supera em atividade o anabolismo, o organismo perde massa, o que acontece em períodos de jejum ou doença; mas se o anabolismo superar o catabolismo, o organismo cresce ou ganha massa. Se ambos os processos estão em equilíbrio, o organismo encontra-se em equilíbrio dinâmico ou homeostase.

Todos nós temos um metabolismo diferente, baseada em uma série de fatores, alguns que podemos controlar e outras que não podemos. Sua idade, sexo, gordura corporal e a genética contribuem para determinar o seu metabolismo. Há maneiras de acelerar o seu metabolismo, incluindo o exercício cardiorrespiratórios e musculação, assim como alimentar-se de maneira saudável fracionando as refeições ao longo do dia.

Como metabolismo afeta o seu peso

Alguém com uma alta taxa metabólica é capaz de queimar calorias de forma mais eficiente do que alguém com uma taxa metabólica mais lenta. Supondo que essas duas pessoas comem mais ou menos a mesma quantidade de calorias, o indivíduo com uma taxa metabólica mais rápida “queima” mais as calorias que come; a pessoa que tem o metabolismo mais lento acaba não “queimando” todas as calorias ingeridas, então as calorias extras são estocadas e depois convertidas em gordura. Uma vez que muitos fatores podem afetar o seu metabolismo (por exemplo, a idade, o seu estado de saúde), ele pode realmente diminuir sem você fazer qualquer mudança de estilo de vida. A boa notícia é que o exercício aeróbico é uma maneira ideal para aumentar o seu metabolismo e combate resultante ganho de peso.

Envelhecimento, em particular, tem um impacto notável no seu metabolismo, devido a mudanças no equilíbrio hormonal. Porém, os estudos comprovam que as pessoas podem melhorar significativamente o seu metabolismo e se defender de ganho de peso através da realizaçãodo treinamento de força (musculação ou resistência)

Qual a razão pela qual tanto o treinamento físico e força podem melhorar o seu metabolismo? Simples, o músculo queima calorias de forma mais eficiente do que a gordura; Quanto mais músculos você tem em relação a sua gordura corporal, maior será o seu metabolismo. Como é que podemos ganhar peso? Como é que podemos perder peso? O balanço energético é um processo complicado que é composta de muitos fatores. Quer ganhar, perder ou manter o peso corporal é em grande parte depende de três coisas:

• o número de calorias que precisamos para manter a vida (o nosso metabolismo basal)

• o número de calorias que queimamos através da atividade

• o número de calorias que consumimos

O que determina taxa metabólica de repouso?

Necessidades do metabolismo e calóricas diárias são geralmente determinada por:

• Genética – Algumas pessoas têm naturalmente um metabolismo mais elevado.

• Idade – Depois de 40 anos de idade, o metabolismo tende a cair cerca de 5% a cada década.

• Sexo – Os homens tendem a queimar mais calorias do que as mulheres.

• Composição Corporal – Aqueles com mais músculo ou mais músculo de peso corporal tendem a ter um metabolismo de repouso maior do que as pessoas magras.

• Atividade – Quanto mais o seu movimento, mais você gasta.