O que é a Lactose e a Intolerância à Lactose?

A lactose é o açúcar presente no leite e seus derivados e tem sido bastante discutida por causar desconforto ou intolerância em pessoas que fazem a ingestão desses alimentos. A intolerância à lactose acontece como consequência da deficiência de lactase, uma enzima produzida no intestino que tem a função de digerir a lactose. Quando não há produção suficiente desta enzima, a intolerância se instala e causa sintomas como náuseas, distensão abdominal e diarreia. Pode ocorrer por 3 motivos: a deficiência congênita, quando a pessoa já nasce com o problema, por alguma doença ou ainda pelo resultado do envelhecimento.

Para diagnosticar o problema, além do exame clínico feito pelo médico, pode ser necessária a realização de exames específicos e, assim que o resultado é confirmado se inicia o tratamento, que pode ser feito com a utilização da enzima lactase, sempre prescrita por um médico, com a utilização de leites de baixa lactose, que contém 95% de redução desse componente, ou ainda com a substituição do leite e seus derivados por produtos à base de soja, como o leite de soja e o Tofu. É importante sempre verificar o rótulo dos alimentos para saber se existe ou não a presença de lactose na composição.

Os produtos lácteos abaixo podem ser mais fáceis de digerir, porém isso varia de acordo com grau de intolerância do indivíduo:

• Manteiga e queijos (eles têm menos lactose do que o leite)
• Produtos lácteos fermentados, como o iogurte
• Sorvete, milk-shakes e queijos amarelos ou duros
• Leite e produtos lácteos sem lactose

A ausência de leite e derivados na dieta pode acarretar à deficiência de cálcio e vitamina D. Talvez seja necessário encontrar novas maneiras de acrescentar cálcio à sua dieta (são necessários 1.200 a 1.500 mg de cálcio por dia):

• Faça uso de suplementos de cálcio, prescritos por um médico ou nutricionista
• Consuma alimentos que contenham mais cálcio (vegetais verde-escuros, sardinhas, salmão e ovos)

A intolerância à lactose também pode acarretar um quadro de desnutrição e perda de peso, por isso é importante manter acompanhamento médico e nutricional!

Thais Capucho Antonelli
Nutricionista Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em Dezembro de 2007. Pós-graduada em Nutrição Clínica pela Universidade Gama Filho em Junho de 2010.
Registro no Conselho Regional de Nutricionistas – CRN 3 – 23598.
Contato: email: thanutri86@uol.com.br
Marque sua consulta pelo telefone: Medprimus clínica 11 3262 5564