A Endocrinologia trata dos órgãos que produzem os hormônios, e portanto ela trata do organismo todo! Hormônio é vida!
Hipófise
Esta glândula é muitas vezes referida como a “glândula mestra”. Ela influencia outras glândulas e consequentemente vários órgãos do corpo. A sua função é vital para o nosso bem-estar geral. Apesar de pequenininha, ela tem apenas 1 cm em média e pesa cerca de 0,5-1 g, fica localizada na base do cérebro e é protegida por uma estrutura óssea chamada de sela turca. A glândula pituitária, como também é chamada, produz diversos hormônios e é dividida em 2 partes: anterior e posterior. A Hipófise anterior produz os seguintes hormônios:
Hormônio do Crescimento:
Este hormônio promove o crescimento na infância. Para os adultos, que ajuda a manter a massa muscular saudável e massa óssea.
ACTH ou hormônio Adrenocorticotrópico:
Este hormônio promove a produção do famoso hormônio cortisol, que ajuda a sobreviver ao stress, manter a pressão arterial e muito mais.
TSH ou Hormônio estimulante da tireóide:
Tal como o nome indica, este hormônio ajuda a regular a tireóide, que é crucial para manter um metabolismo saudável.
Prolactina:
como o seu nome indica, é um hormônio que promove a lactação em mamíferos. Nos homens e mulheres, níveis baixos estão relacionados a problemas sexuais. Também regula comportamento, o sistema imunológico, o metabolismo e sistema reprodutivo. Isto faz com que a prolactina seja um hormônio fundamental para a saúde geral e bem-estar, tanto para homens e mulheres.
LH ou Hormônio luteinizante:
Nas mulheres, este hormônio regula o estrogênio ( principal hormônio feminino). Nos homens, regula a testosterona.
FSH ou Hormônio folículo-estimulante:
Encontrado em homens e mulheres. Ele estimula a liberação dos óvulos nas mulheres e ajuda a garantir a função e produção normal de esperma nos homens.A parte de trás da glândula pituitária é chamada de hipófise posterior. Ela produz estes 2 outros hormônios:
Ocitocina:
Este hormônio faz com que as mulheres grávidas comecem a ter contrações no momento apropriado para o parto e também promove o fluxo de leite para amamentar. Também conhecido como o hormônio do amor e dos relacionamentos.
ADH ou hormônio antidiurético:
também chamado de vasopressina, este hormônio ajuda a regular o equilíbrio de água no corpo. Olha que interessante!
Vamos falar de cada um deles de forma mais detalhada nos próximos artigos!
E tenham certeza:
Quando nossos hormônios estão em equilíbrio adequado, tudo vai bem. Temos bem- estar, disposição. Por outro lado, mesmo pequenas alterações podem causar sintomas graves e que atrapalham a vida.
Se você tiver dúvidas sobre qualquer um dos seus hormônios, converse com um endocrinologista qualificado.
Fonte:
Endocrine Society pelo site: http://www.hormone.org/hormones-and-health/what-do-hormones-do