ESPECIALIDADES

ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA

O que é um endocrinologista?

Endocrinologistas são médicos especialmente treinados que diagnosticam doenças relacionadas com as glândulas que produzem hormônios e o metabolismo. Portanto, obesidade, diabetes, hipotireoidismo, menopausa, síndrome dos ovários policísticos, colesterol elevado, osteoporose são algumas das situações tratadas por endocrinologistas.

O Nosso Sistema Hormonal

Entenda um pouco mais sobre o interessante sistema endócrino que regula todo o nosso corpo! O sistema endócrino humano consiste de uma série de glândulas. Estas glândulas produzem e secretam hormônios que controlam o metabolismo e funcionamento do corpo. 

Abaixo está uma lista das glândulas do corpo humano e o que elas fazem resumidamente:

  • Glândulas adrenais (glândulas supra-renais) – Localizadas sobre os rins. Estas glândulas secretam corticosteróides e catecolaminas, como a noradrenalina e adrenalina (epinefrina), que são hormônios que são liberados em resposta ao estresse. As glândulas adrenais também produzem andrógenos – hormônios sexuais masculinos e a aldosterona que afeta a função renal e a pressão arterial.
  • Hipotálamo – Ativa e controla funções involuntárias do corpo, como a do apetite, do sono, da temperatura, bem como os ciclos circadianos. O hipotálamo liga o sistema nervoso ao sistema endócrino através da hipófise (glândula pituitária).
  • Hipófise – Conhecida como a glândula mestra, porque produz hormônios que regulam as funções de outras glândulas, bem como as funções de crescimento e funcionamento do corpo.
  • Ovários e Testículos – Os testículos produzem hormônios, principalmente a testosterona, que controlam o desenvolvimento sexual, a puberdade, pelos faciais, comportamento sexual, a libido, a função erétil, massa muscular e a formação de espermatozóides.
  • Pâncreas – É uma glândula endócrina e um órgão digestivo. Ele produz insulina, somatostatina, glucagon e polipéptido pancreático. A insulina desempenha um papel chave no metabolismo dos carboidratos e da gordura no corpo. O glucagon é um hormônio peptídeo que aumenta os níveis de glicose no sangue quando está muito baixo.
  • Glândulas Paratireóides – Pequenas glândulas endócrinas localizadas no pescoço atrás da tireoide. Eles produzem hormônio da paratireóide, que regula o cálcio e fósforo no sangue.
  • Glândula Tireóide – Uma glândula endócrina localizada logo abaixo do pomo de Adão no pescoço; Ela produz hormônios T3 e T4 que desempenham um papel fundamental na regulação da pressão arterial, temperatura corporal, frequência cardíaca e metabolismo.