Depressão

A DEPRESSÃO é uma doença frequente, que se caracteriza pelo humor depressivo, melancólico, “para baixo”, além da falta de interesse e de prazer, percebemos um conjunto de outros sintomas que inclui:

– Alterações no sono e apetite;
– Falta de energia;
– Desânimo;
– Dificuldade de concentração;
– Falta de libido;
– Sentimentos de culpa e pessimismo.

A depressão tem uma qualidade diferente da tristeza que sentimos, por exemplo: quando perdemos uma pessoa querida.

O sentimento de tristeza é resolvido com o passar do tempo, já na depressão a alteração do humor é frequentemente acompanhada pela perda do prazer e de interesse em outras esferas da vida, além de sintomas por vezes inespecíficos.

Como a Medicina não encontrou o que causa a depressão, importante estarmos atentos a esses sinais, pois essa doença interfere de maneira considerável no tratamento de muitas outras doenças, tais como: diabetes, obesidade, insuficiência cardíaca, hipertensão, fibromialgia, etc…

Às vezes, quem convive conosco (familiares, colegas de trabalho) pode nos ajudar no momento em que eles comentam que estamos diferentes, e que não éramos assim antes. Pois, tendemos a crer que isso passa, é só uma fase difícil que estamos enfrentando.

Então, vamos ficar atentos a possíveis mudanças, alteração de humor. Lembrando que quanto mais demorarmos a buscar ajuda, mais longo tende a ser nosso tratamento.

ELIANA DIAS SOARES
Psicóloga Clínica Especialista em Transtornos Alimentares e Obesidade
Contato: (11) 9 9717-1902
Endereço Eletrônico: elianadsoares3@gmail.com