É carnaval, é verão e você que é super preocupado com a sua saúde, pode pensar: “e as bebidas alcóolicas, o quanto elas podem atrapalhar o meu processo de emagrecimento?”
Muitas pessoas esquecem e não levam em consideração o valor calórico das bebidas. Afinal, por que lembrar da dieta se o ato de beber ocorre quando as pessoas estão se divertindo ou socializando? Pensar assim é um exagero. Será?
O álcool além de não ter nutrientes, possui quantidade elevada de calorias, que podem acabar com qualquer dieta.
Você sabia que…
Cada grama de carboidrato ou proteína possui 4 calorias.
Cada grama de gordura possui 9 calorias
Cada grama de álcool possui 7 calorias!
Ou seja, um grama de álcool só perde mesmo para a gordura. Por ser uma substância tóxica, o álcool tem prioridade no metabolismo hepático alterando outras vias metabólicas, incluindo a diminuição da oxidação lipídica, levando a um balanço positivo de gorduras. Se não bastasse isso, aquela tulipa de chopp do happy hour, por exemplo, que já contém 130 calorias (o mesmo que um pãozinho francês!) dificilmente está sozinha. Vem acompanhada daqueles petiscos ou pratos super saborosos e bem calóricos! Tudo isso gera um excesso de calorias que culmina também na produção de gordura.
Resultado? Gordurinhas extras! Insucesso da dieta!
Estudos populacionais demonstraram que o aumento da gordura corporal e abdominal está relacionado ao consumo moderado e frequente de bebidas alcoólicas. O consumo moderado a alto de álcool (aproximadamente 30 g de etanol/dia) está relacionado ao descontrole metabólico e hormonal, com implicações na homeostase energética, aumento do apetite e ganho de peso corporal. Além da adição calórica do álcool, seu consumo favorece o aumento da secreção do hormônio cortisol, e este hormônio está relacionado ao acúmulo de gordura na região abdominal.
Veja a quantidade de calorias e cada bebida:
Cerveja – lata 355 ml – 150 cal
Chopp – tulipa 300 ml – 130 cal
Cerveja sem álcool 300 ml – 89 cal
Caipirinha com açúcar 100 ml – 310 cal
Caipirinha com adoçante 100 ml – 240 cal
Cachaça 100 ml – 230 cal
Batida c/ leite condensado 200 ml – 350 cal
Champanhe – taça 125 ml – 110 cal
Cuba libre – 170 cal
Licor 30 ml – 110 cal
Mojito 200 ml -250 cal
Saquê 50 ml (1 cálice) – 50 cal
Uísque 50 ml – 120 cal
Vinho tinto/branco doce 150 ml – 210 cal
Vinho tinto/branco seco 150 ml – 107 cal
Vodka 50 ml – 120 cal
Agora vamos simular a quantidade de calorias que você vai consumir na sua comemoração somente de bebida alcóolica:
5 chopp = 650 calorias
3 taças de vinho branco seco = 321 calorias
3 caipirinhas = 930 calorias
E o álcool não atrapalha somente a dieta! Ele tem efeitos em todo o organismo:
– Diminui a absorção de nutrientes do organismo;
– Desidrata o organismo;
– Reduz a taxa de açúcar no sangue;
– Aumenta os níveis de cortisol;
– Diminui os níveis de testosterona;
– Pode causar deficiência de vitaminas B1, B2, B6, B12 e C
Portanto nossas dicas são:
MODERAÇÃO
O álcool é uma substância psicoativa com potencial de causar dependência. Está bem estabelecido que seu uso frequente e excessivo causam doenças gástricas, nutricionais, neurológicas e hepáticas. Portanto, bebida alcoólica deve ser ingerida com moderação, esteja você em um processo de emagrecimento ou não.
HIDRATAÇÃO
É carnaval e é verão, então tome bastante água. Uma dica também é Intercalar a bebida com água.
ALIMENTAÇÃO
Um dos grandes problemas é a ingesta de álcool em jejum, isso pode levar à hipoglicemia. E atenção para o que você come enquanto está bebendo. Evite frituras, empanados. Você não vai quere jogar todo o trabalho fora, não é? Imagina 2 caipirinhas e uma porção de batata frita?? Você extrapolará 1000cal brincando!!!
Conhecer o valor calórico do álcool e questionar a quantidade diária consumida devem fazer parte da avaliação nutricional e médica, a fim de que esse importante dado seja considerado no controle de peso e de sua saúde. O endocrinologista e nutricionista podem te ajudar! E lembre-se:
O segredo é moderação como em tudo na vida!
FONTES:
Gatineau M, Mathrani S. Obesity and alcohol: an overview. Oxford: National Obesity Observatory, 2012
http://www.noo.org.uk/NOO_pub/briefing_papers
Sayon-Orea, C., Martinez-Gonzalez, M. A. and Bes-Rastrollo, M. (2011), Alcohol consumption and body weight: a systematic review. Nutrition Reviews, 69: 419–431.
Tolstrup JS, Halkjaer J, Heitmann BL, Tjonneland AM, Overvad K, Sorensen TIA, et al. Al- cohol drinking frequency in relation to subsequent changes in waist circumference. Am J Clin Nutr. 2008;87(4):957-63.