10 hábitos saudáveis positivos que podem te ajudar a combater o estresse

Hábitos saudáveis podem protegê-lo contra os efeitos nocivos do estresse. Aqui estão 10 hábitos saudáveis positivos que podem te ajudar:

1.Converse com a família e amigos.

Uma dose diária de amizade é um poderoso remédio. Ligue e compartilhe seus sentimentos, esperanças e alegrias e peça que eles compartilhem os deles também.

2. Pratique atividade física diariamente.

A atividade física regular pode aliviar a tensão física e mental. Adultos fisicamente ativos têm menor risco de depressão e perda do funcionamento mental. A atividade física pode ser uma grande fonte de prazer também. Experimente caminhar, nadar, andar de bicicleta ou dançar todos os dias.

3.Mude as coisas que você é capaz de mudar.

Talvez no dia de hoje você nao consiga fazer algo que gostava e fazia tão bem como há 10 anos atrás, porém, nunca é tarde demais para aprender uma nova habilidade, trabalhar em direção a um objetivo, para o amor e para ajudar os outros.

4.Lembre-se de rir e sorrir

O riso nos faz sentir bem. Não tenha medo de rir em voz alta de uma piada, um filme ou uma história engraçada.

5.Livre-se dos maus hábitos.

O excesso de álcool, cigarros ou cafeína pode aumentar a pressão arterial. Se você fuma, decida parar de fumar agora! Se você bebe álcool, faça-o com moderação.

6.Desacelere!

Planeje com antecedência suas tarefas e ações para dar tempo suficiente para que as coisas mais importantes sejam feitas sem ter que se apressar.

7.Durma bem e o suficiente

Tenha pelo menos de 7-8 horas de sono por noite. Se você não consegue dormir, procure ajuda, pois isso vai fazer aumentar o seu estresse e pode ternar-se um ciclo vicioso.

8.Seja organizado.

Use uma lista tipo check list para ajudar você a se concentrar em suas tarefas mais importantes. Dê um passo de cada vez. Por exemplo, comece a organizar apenas uma parte de sua vida – seu carro, mesa, cozinha, closet, armário ou gaveta. Não queira tudo para ontem, pois isso vai gerar mais estresse. Impossível ter tudo ao mesmo tempo organizado se esta tudo uma bagunça!

9.Retribua

Seja voluntário, gaste um pouco do seu tempo para ajudar o próximo, um amigo. Pratique coisas boas e a vida também te retribuirá com coisas boas!

10.Tente não se preocupar tanto

O mundo não vai acabar se a sua grama não é cortada ou se sua cozinha não está limpa agora. Faça tudo no seu devido tempo, tenha suas prioridades, organize-se, não se preocupe tando e seja mais feliz!

Fonte: Adaptado por Dra Viviane de Oliveira da American Heart Association