Hormônios que interferem diretamente no ganho de peso

VOCÊ SOFRE COM EXCESSO DE PESO? VOCÊ SABIA QUE ISTO PODE SER RESULTADO DE AÇÕES DOS SEUS HORMÔNIOS? É MUITO DIFICIL PERDER PESO E MANTER? VEM SABER COMO ALGUNS HORMÔNIOS PODEM SABOTAR O SEU TRATAMENTO.

É até bastante comum a gente ouvir que a pessoa ganhou peso porque é preguiçosa ou gulosa demais. A verdade, queridos, é que existem muitos outros fatores (bem mais complexos, INCLUSIVE ENVOLVENO OS NOSSOS HORMÔNIOS!!!) E aqui neste artigo eu vou citar 10 hormonios que interferem diretamente no peso corporal. Vamos lá?

O SISTEMA hormonal controla quase todos os aspectos da sua composição corporal, sinaliza quando você está com fome, saciado e onde você pode armazenar mais gordura por exemplo SE NO ABDOMEN, NO QUADRIL…

LEPTINA

Você sabia que O TECIDO GORDUROSO produz hormônios? E um dos principais é a LEPTINA. Sua principal função é ajudar o corpo a manter o seu peso, diminuindo o apetite e regulando o gasto de energia. Por conta disso, também pode ser chamado de HORMÔNIO DA SACIEDADE. Quando há grande quantidade de GORDURA no corpo, há também liberação de grande quantidade de leptina. E aí você pode perguntar: “Então, por que pessoas obesas sentem mais fome se a leptina é o hormonio da saciedade? Não deveria ser o contrário?” O que acontece é que esse alto nível de leptina no sangue desencadeia um quadro que chamamos de resistência à leptina. Com isso, a sensação de saciedade não acontece e a pessoa sente fome o tempo todo. E isso se torna um ciclo vicioso. Quanto mais fome, maior a ingestão de energia, maior o ganho de gordura que vai liberar ainda mais leptina, agravando essa condição. Olha que interessante: Quando a pessoa faz dieta E EMAGRECE, sabe o que acontece? Seu corpo trata de produzir MENOS LEPTINA! Resultado? TENDENCIA A TER MENOS SACIEDADE E DIMINUIÇÃO DO METABOLISMO! ESTE É UM DOS MOTIVOS FISIOLÓGICOS QUE JUSTIFICAM PORQUE QUEM TENTA EMAGRECER, TENDE A SEMPRE DESISTIR DO TRATAMENTO! Viu só a culpa não é sua!

GRELINA

Outro hormônio muito importante no controle da nossa alimentação e do metabolismo energético é a Grelina. Ela é secretada pelo ESTÔMAGO. A sua ação é oposta à da Leptina. Ou seja, a Grelina é o HORMÔNIO DA FOME! Aquela sensação que o estômago esta roncando? Póis é a Ghrelina que se eleva cerca de 1-2 hora antes nos horários habituais das nossas refeições e diminui depois que a gente se alimenta. Em outras palavras, este é um hormônio que diz ao seu cérebro quando comer. Em casos de jejum prolongado e de hipoglicemia, a concentração desse hormônio no sangue aumenta. Isto explica porque pessoas que estão fazendo dieta sentem dificuldade em mantê-la. Resultado: mais um outro e importante estímulo para desistir da dieta! Como o seu corpo demora para se adaptar a comer menos, ele envia constantemente o sinal de “Estou com fome” ao cérebro. Esta é uma das razões pelas quais a manutenção da perda de peso é muitas vezes mais difícil do que perder, e aquele nosso velho conhecido efeito sanfona pode vir a tona.

TESTOSTERONA

A testosterona é um hormônio produzido nos homens pelos testículos e nas mulheres pelos ovários. É uma peça fundamental na construção muscular e na queima de gordura. A diminuição da testosterona ( que pode ocorrer com a idade, pilula anti concepcional por exemplo) o metabolismo fica mais lento, nosso corpo fica mais propenso a armazenar as calorias extras na forma de gordura.

GH- HORMÔNIO DO CRESCIMENTO

O GH, ou hormônio do crescimento é um hormônio liberado pela hipófise. De uma forma bem resumida ele é altamente anabólico no tecido muscular e catabólico de massa gorda, ou seja, ajuda a construir músculos e queimar gordura. Isto é ótimo, porque não há muitos hormônios que podem fazer as duas coisas. E é outro hormonio que pode reduzir com o envelhecimento, mas também com outras situações, como insônia!

outros 2 hormonios muito importantes são o PYY e GLP1.

Nossa que siglas são essas? Calma aí… resumidamente, estes hormônios são PRODUZIDOS por células localizadas no fim do intestino Delgado e são estimulados durante a digestão pela chegada do alimento naquele local. O que acontece? Eles dão o sinal de saciedade para que você PARE DE COMER. O GLP-1 inclusive ja é utilizado como tratatamento de diabetes tipo 2 e obesidade. O medicamento comercializado chamado liraglutide ( talvez vcs ja tenham ouvido falar no victoza ou saxenda) sao uma forma de GLP-1 sintetico.

NEUROPEPTIDEO Y

O neuropeptídeo Y (NPY) é um hormônio produzido pelas células do cérebro e do sistema nervoso. Sua principal função é ESTIMULAR O APETITE, especialmente quando passamos muito tempo sem comer ou estamos em situação de grande estresse. Pensando em garantir que o nosso corpo receba energia rapidamente, o NPY desperta aquela vontade incontrolável de consumir alimentos ricos em carboidratos. MAIS UM HORMÕNIO QUE TENDE A SABOTAR A SUA DIETA!

INSULINA

A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas e tem um papel muito importante no controle do açúcar do sangue. Funciona assim: a gente se alimenta, principalmente de carboidratos, os niveis de glicose no sangue aumentam e o nosso pancreas produz a insulina para que estes níveis de mantenham adequados. Só que A insulina é também o principal hormônio de armazenamento de gordura no corpo. Ela diz que as células de gordura para armazenar gordura, e impede que a gordura armazenada de ser quebrada.

Quando as células são resistentes à insulina (muito comum – pessoas com excesso de peso, cintura abdominal aumentada, mulheres com sop…), os níveis de açúcar no sangue e insulina aumentam significativamente e o estrago esta feito! Comer demais - especialmente açúcar, carboidratos refinados e fast food - impulsiona a resistência à insulina e aumenta os níveis de insulina Alem disso, lembra da leptina? Aquele hormonio da Saciedade? Pois é… a insulina em excesso também atrapalha nisso e dificulta a reposta para que vc pare de comer, agravando ainda mais o quadro e assim esta desenhado um verdadeiro caos hormonal!

CORTISOL

O cortisol é um hormônio produzido pelas glândulas supra-renais. É conhecido como um "hormônio do estresse", no entanto, ele não é um hormônio do mal, pelo contrário, Como outros hormônios, ele é vital. O problema esta nos seus níveis cronicamente elevados… aí sim podem levar a ganho de peso e acúmulo na região abdominal, alem de alteração da glicemia, estrias e aumento da pressão. È o que acontece com pessoas que precisam usar doses altas de medicamentos derivados dos corticoides como por exemplo, no Lupus Eritematoso Sistêmico, ou com pessoas que apresentam Doença de Cushing ( tumor na hipófise que leva ao aumento da produção de cortisol).

HORMÔNIOS TIROIDIANOS

E a tireoide, Dra?… “VOCÊ NAO FALOU DELA ATÉ AGORA… POIS É… Muitas pessoas acreditam que alteração no hormonio tiroidiano SEJA A PRINCIPAL QUE LEVA AO GANHO DE PESO mas na verdade, de todos os hormônios que falamos até aqui, os tiroidianos, são os menos importantes. Sim isto é verdade! Quando eu falo de hormônios que interferem no ganho de peso, falo em mecanismos específicos que interferem no aumento da gordura corporal. O GANHO DE PESO DO HIPOTIROIDISMO (que é a redução do hormônio tiroidiano), É principalmente SECUNDARIO À RETENÇÃO DE LIQUIDOS E também de UMA DIMINUIÇÃO DO METABOLISMO, OU SEJA DO GASTO DE ENERGIA…

Bem meus queridos… é incrivel como os Hormônios trabalham juntos para aumentar ou diminuir o apetite e armazenamento de gordura. Felizmente, a dieta e mudanças de estilo de vida podem ter efeitos poderosos sobre esses hormônios.

Procure um endocrinologista para lhe auxiliar no SEU processo de emagrecimento!

Onde estamos?


Alameda dos Maracatins, 1217 conj. 806 - Moema/SP - CEP: 04089-014

Entre em contato

------------------------------------------------------
11 37991414

Agende pelo WhatsApp: 011 97766-9000

------------------------------------------------------
draviviane@endoquali.com.br

Siga a EndoQuali

Acompanhe as dicas
e novidades para a sua saúde.