Pressão Alta? Conheça a Dieta DASH

A sigla DASH (do inglês “Dietary Approach to Stop Hypertension”) significa abordagens dietéticas para parar a hipertensão. A denominação dieta DASH surgiu a partir de um estudo multicêntrico randomizado realizado, por cientistas norte-americanos, com o apoio do National Heart, Lung, and Blood Institute (NHLBI).

A dieta DASH incentiva a pessoa a reduzir o sódio em sua dieta e comer uma variedade de alimentos ricos em nutrientes que ajudam a baixar a pressão arterial, tais como potássio, cálcio e magnésio.

Ao seguir a dieta DASH, a pressão arterial pode ser reduzida em apenas duas semanas e com o tempo, isso pode fazer uma diferença significativa nos riscos para a saúde. O que ja foi comprovado por estudos. Pacientes hipertensos que realizaram essas mudanças em sua alimentação conseguiram reduzir sua pressão arterial e, em casos mais leves até suspender o uso de medicamentos. Nos casos mais graves, a dieta DASH possibilitou uma diminuição da dosagem dos medicamentos para controle da hipertensão.

A dieta DASH ajuda também a prevenir a osteoporose, câncer, doenças cardíacas, derrame e diabetes.

É muito importante ressaltar, que enquanto a dieta DASH NÃO É UM PROGRAMA DE PERDA DE PESO, a pessoa pode realmente perder alguns quilos não desejados porque pode ajudar a guiá-lo para refeições e lanches mais saudáveis e por consequência, menos calóricos.

A dieta DASH original é uma dieta de cerca de 2.000 calorias por dia. Para redução de peso, ela pode ser ajustada de acordo com as circunstâncias individuais.

Dieta DASH: características:

A dieta DASH enfatiza legumes, frutas e alimentos lácteos com baixo teor de gordura - e quantidades moderadas de grãos integrais, peixe, aves e nozes. A dieta DASH é rica em cálcio, potássio, fibras e magnésio. A falta desses nutrientes está ligada à pressão alta. Adicionando mais alimentos ricos em potássio em sua dieta a pressão arterial tende a reduzir. O potássio pode ser encontrado em muitas frutas e legumes, feijão / legumes, nozes e produtos lácteos. Em adição à dieta DASH padrão, há também uma versão da dieta com restrição de sódio. Você pode escolher a versão da dieta juntamente com seu médico e nutricionista, que atenda às suas necessidades de saúde:

• DASH padrão. Você pode consumir até 2.300 mg de sódio por dia. • Dieta DASH com baixo teor de sódio. Você pode consumir até 1.500 mg de sódio por dia.

A DASH também permite a ingestão de doces (em moderação, claro). Seus idealizadores afirmam que, ao restringir o consumo de açúcar por muito tempo, as pessoas ficam mais propensas a burlar a dieta e perdem o controle com facilidade quando dão a primeira mordida.

A necessidade básica nutricional de sódio para os seres humanos é de 500 mg (cerca de 1,2 g de sal). Ou seja precisamos de um pouco de sal! A Organização Mundial de Saúde define como a quantidade máxima saudável diária de 5 g de cloreto de sódio ou sal de cozinha (que corresponde a 2 g de sódio). O consumo médio do brasileiro corresponde ao dobro do recomendado. ( Segundo a ultima diretriz Brasileira de Hipertensão).

Portanto, a DASH não é apenas para as pessoas com pressão arterial elevada. É um saudável plano de alimentação rico em fibras que também pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol e ajudar na perda de peso. Ela pode ser adaptada para tratamento da obesidade. Consulte seu médico ou nutricionista.

Dra. Viviane Christina de Oliveira- Endocrinologista e Metabologista, mestre em Medicina e Pós Graduada em Estudos do Envelhecimento.

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