Óleo de canola é seguro?

Óleo de canola é seguro?

O óleo de canola vem de uma planta híbrida desenvolvido no Canadá durante o final dos anos 1960 a início de 1970, utilizando técnica de hibridização tradicional (NÃO é geneticamente modificado) envolvendo a mostarda preta, a folha de mostarda, nabo e a colza. A planta de colza original é rica em ácido erúcico, que tem muito efeitos deletérios para a saúde em concentrações elevadas. Isto é verdade. Porém, o óleo de canola contém menos do que 1% de ácido erúcico. Tanto que um outro nome para o óleo de canola é LEAR ( Low Acid Erucic Rapeseed- óleo com baixo teor de ácido erucico ).

Sua dúvida e medo sobre a segurança do óleo de canola é compreensível. Enquanto a Internet pode ser uma grande fonte de informação, muitas inverdades e "lendas urbanas" têm circulado em sites e são repassados em e-mails e na sua timeline. Lendas urbanas geralmente alertam para consequências terríveis de algo perfeitamente inocente. Essas histórias muitas vezes assustadoras ou acusações geralmente carecem de detalhes o suficiente para fazer uma avaliação científica e lógica da afirmação.

Algumas das informações que circulam na Internet afirmam que óleo de canola provoca TUDO rs: dor nas articulações, inchaço, doenças da gengiva, constipação, perda de audição, doenças do coração, perda de cabelo ... a lista é grande. O óleo de canola passou por anos de testes para garantir a sua segurança. Na verdade, óleo de canola contém ácidos graxos essenciais que nosso corpo precisa e não pode fazer por conta própria. Mais de 90% dos ácidos graxos presentes são do tipo insaturados e de cadeia longa, e que minha gente, já foi MAIS que provado seu benefício para a saúde.

Também foi alegado que o óleo de canola é usado na fabricação de gás mortal, um veneno ( gás mostarda). Isso é totalmente falso. Na verdade, este gás não é feito nem a partir da planta de mostarda; foi assim chamado porque ele cheira semelhante à mostarda.

Também foi dito que o pobrezito do óleo de canola foi utilizado como um lubrificante industrial e ingrediente de combustíveis, sabões, tintas, etc. Ok A verdade é que muitos óleos vegetais, tais como o milho, soja podem também ser usados nestas situações. E isso não faz desses óleos perigosos. O óleo de canola também foi acusado de assassino por matar insetos.

Algumas pessoas culpam os canadenses para pagar o governo dos Estados Unidos para ter o óleo de canola adicionado à lista de segurança "GRAS" (Reconhecido como Seguro). Não há absolutamente nenhuma prova disso.

Como você pode ver, desinformação pode ser usada para assustar as pessoas. Tem muita gente, infelizmente, que gosta de atrair os holofotes fazendo terrorismo nutricional.

Fiquem tranquilos.

Deixem o óleo de canola em paz! rsrs

Usem azeite!

Fontes:

EFSA- The European Food Safety Authority

FDA -Food and Drug Association

Mayo Clinic http://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/nutrition-and-healthy-eating/expert-answers/canola-oil/faq-20058235

ADA -American Diabetes Association

Onde estamos?


Alameda dos Maracatins, 1217 conj. 806 - Moema/SP - CEP: 04089-014

Entre em contato

------------------------------------------------------
11 37991414

Agende pelo WhatsApp: 011 97766-9000

------------------------------------------------------
draviviane@endoquali.com.br

Siga a EndoQuali

Acompanhe as dicas
e novidades para a sua saúde.